« voltar

Fotografia Comercial

O ideal para uma fotografia comercial é que ela seja feita por um profissional – e sua equipe. Mas dentro do cenário economico atual, contratar um profissional acaba sendo considerado um luxo por algumas empresas – principalmente as pequenas e médias. Em virtude do baixo orçamento – as vezes até inexistente para essa necessidade – essas empresas acabam optando por adquirir imagens de bancos especializados ou produzir a imagem internamente.

A diferença dessas opções e a contratação de um profissional vai além do preço. O material gerado por essas opções também são muito diferentes. O material apresentado pelo profissional é resultado de um estudo elaborado de diversos fatores: mercado do produto, concorrentes, técnicas especificas, iluminação, etc. O resultado final é focado em mostrar o produto destacando seus pontos fortes e “omitindo” seus pontos que não sejam considerados tão bons.

As outras duas opções precisam de alguns cuidados. A opção de adquirir uma imagem de banco acaba sendo mais em conta, dependendo do uso – cada uso tem um custo diferente. A opção com valor mais baixo – normalmente a mais usada no mercado – apresenta alguns riscos. O maior de todos os riscos é que essa imagem pode – e é, utilizada para compor outros anúncios de outras empresas, e também pode ser usada por um concorrente. Além desse risco existe o risco dessa imagem consumir muito tempo na pós-produção, uma vez que a imagem é genérica e precisa “ganhar” a cara da empresa. No mercado existem inumeros exemplos dos riscos – erros – que citei. Vejo muito isso no mercados que mais consomem o uso de imagens: alimentos, incorporadoras, moda, etc. Empresas nacionais compram a imagem de bancos estrangeiros, e acabam gerando anúncios que não remetem ao seu mercado. Quando isso acontece, o melhor cenario é o consumidor achar a imagem feia mas continuar consumindo o produto, e no pior cenário o consumidor se sente ofendido e acaba optando por nao comprar mais esse produto, porque não se identifica com a imagem divulgada pela empresa. Vale lembrar que existe a opção da comprar a imagem, mas normalmente acaba sendo mais caro que contratar um profissional para gerar seu próprio banco de imagens.

Minha ideia com esse texto é mostrar para as empresas que o investimento no profissional de fotografia é uma opção que deve sempre ser levada em conta. Mostrar seu produto da melhor forma é um sinal de respeito com seu consumidor e também com sua empresa. Hoje o mercado de fotografia tem diversas categorias de profissionais com preços diversos. Vale a pena consultar alguns profissionais – da mesma categoria, conhecer seus trabalhos, analisar o investimento e o tempo de produção. Certeza que dentro das opções existentes no mercado, com certeza vai ter um profissional que pode te atender.

Pensem nisso.
: )

11 954678712
Harnebach Fotógrafo
cel.whats: 11 954678712